Brazil Potash Estabelece Conselho Consultivo Presidido por Mayo Schmidt
AMAZONAS, Brasil, July 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Brazil Potash Corp. (“Brazil Potash” ou a “Empresa”) tem o prazer de anunciar a formação de um conselho consultivo para fornecer mais informações sobre o setor, o Brasil e o relacionamento com investidores com a entrada do projeto de potássio da Autazes (o “Projeto”) da Empresa na fase de construção. O conselho consultivo será presidido por Mayo Schmidt e inclui os seguintes indivíduos altamente notáveis: Kátia Abreu, Luis Adams, Hélio Diniz, Maria Claudia Guimarães, Cidinho Santos e William Steers.
A seguir, apresentamos algumas informações sobre a vasta experiência do novo Conselho Consultivo da Brazil Potash.
Mayo Schmidt – Ex-presidente e CEO da Nutrien, ex-CEO da Viterra e ex-CEO da Hydro One
O Sr. Schmidt teve uma carreira distinta que inclui aquisições globais de vários bilhões de dólares, construção de equipes de alto desempenho, liderança transformacional e ofertas públicas iniciais de empresas privadas. Em 2022, o Sr. Schmidt se aposentou pela Nutrien Inc., a maior produtora de potássio do mundo, com ~US$ 25 bilhões de capitalização de mercado, tendo atuado como Presidente do Conselho e Presidente e CEO de transição. Em 2018, o Sr. Schmidt foi nomeado pela Agrium como Presidente do Comitê de Fusão da Agrium com a Potash Corporation, levando à formação da Nutrien Inc.
O Sr. Schmidt também é ex-presidente, CEO e diretor da Viterra Inc., que cresceu de uma capitalização de mercado de US $ 54 milhões para US $ 7,3 bilhões em menos de dez anos por meio de uma série de 24 aquisições que estabeleceram presença em 14 países. No início da sua carreira, o Sr. Schmidt ocupou vários cargos principais de gestão, em grande parte no setor agrícola, trabalhando em empresas como a General Mills Inc. e a ConAgra Inc.
Kátia Abreu – Ex-Ministra da Agricultura e Senadora do Brasil
A Sra. Abreu é uma empresária, pecuarista e política brasileira. Foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil de 2003 a 2007 e senadora do estado do Tocantins de 2007 a 2023. Em 2018, como parte da campanha de Ciro Gomes, ela foi candidata a Vice-Presidente do Brasil. A Sra. Abreu é ex-dirigente do maior grupo de lobby agrícola do Brasil, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, que representa mais de um milhão de produtores em 27 estados.
Luis Adams – Ex-Procurador-Geral da República
O Sr. Adams é Sócio da área de Contencioso, Arbitragem e Compliance da Tauil Chequer Advogados, associado ao escritório de advocacia Mayer Brown, com sede em São Paulo, Brasil. Antes de ingressar na Mayer Brown, o Sr. Adams foi nomeado pelo Presidente do Brasil, Lula, para Procurador-Geral em outubro de 2009 e permaneceu nessa posição sob a presidência subsequente de Dilma até março de 2016. Como Procurador-Geral, o Sr. Adams liderou grandes casos no judiciário, incluindo a coordenação de um acordo ambiental entre o governo brasileiro e a Samarco, Vale e BHP. O Sr. Adams também possui ampla experiência tributária, tendo trabalhado como advogado da Fazenda Federal no Ministério da Fazenda do Brasil durante 24 anos.
Hélio Diniz – Fundador da Brazil Potash
O Sr. Diniz tem 40 anos de experiência em atividades de exploração e mineração e é um dos fundadores da Brazil Potash, onde atuou durante vários anos como Diretor Administrativo. O Sr. Diniz iniciou sua carreira na GENCOR África do Sul, onde participou da avaliação e desenvolvimento da mina de ouro de São Bento no Brasil, que operou durante 25 anos. Em 1999, ingressou na Noranda Mining como gerente nacional do Brasil e, após a fusão da Noranda com a Falconbridge Ltd, sua equipe descobriu o Depósito de Níquel Araguaia de categoria internacional (mais de 100 milhões de toneladas, 1,5% Ni). Ele então entrou para a Xstrata (agora Glencore) como Diretor Administrativo no Brasil. Ele deixou a Xtrata em 2007 e ingressou na Forbes & Manhattan Inc. para criar várias empresas, como potassa – Brazil Potash, fosfato – Aguia Metais, ouro – Belo Sun Mining e xisto betuminoso – Irati Petróleo e Energia Ltda. Atualmente é fundador, Presidente e Diretor da Lithium Ionic.
Maria Claudia Guimarães – Ex-Diretora Executiva do Bank of America Merrill Lynch no Brasil
A Sra. Guimarães tem 36 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado como Diretora Administrativa do Bank of America Merrill Lynch e do BankBoston. Também ocupou cargos de alta administração no ING Bank N.V. e no ABN AMRO Bank, sempre com foco nos setores de mineração e metais, petróleo e gás, e energia. A Sra. Guimarães é diretora independente da Patria Latin American Opportunity Acquisition Corp e anteriormente atuou como diretora independente em empresas multibilionárias de capitalização de mercado, como a Petrobras. A Sra. Guimarães era sócia do multi-family office da KPC, que foi vendido para a Brainvest Wealth Management em 2023. A Sra. Guimarães é fundadora da Baobá Investimentos, que atua como consultora estratégica e financeira de empresas.
Cidinho Santos – Ex-senador de Mato Grosso (maior região agrícola do Brasil)
O Sr. Santos é um investidor e empresário brasileiro focado no setor agrícola. O Sr. Santos representou o estado de Mato Grosso no Senado Federal de 2012 a 2019 e serviu três mandatos como prefeito do município de Nova Marilândia, localizado no estado de Mato Grosso. Ele é co-proprietário de duas empresas agrícolas brasileiras de sucesso, Unibras Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda. e Unioa Avicola Agroindustrial Ltda. A Unibras Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda. está envolvida na produção de biodiesel, enquanto a Unioa Avicola Agroindustrial Ltda. é uma processadora de aves.
William Steers – Ex-Diretor da Petro Rio S.A. e Docas Investimentos S.A. Brasil
O Sr. Stewart tem mais de 30 anos de experiência em gestão financeira de empresas que vão desde startups a grandes empresas públicas. Ele foi diretor e gerente sênior da Docas Investimentos S.A., um grupo de investimento brasileiro envolvido em imóveis, construção naval, telecomunicações e petróleo e gás. Além disso, o Sr. Steers atuou como diretor independente em várias empresas de recursos naturais, incluindo a Petro Rio S.A., a maior empresa privada independente de petróleo e gás do Brasil.
O presidente executivo da Brazil Potash, Stan Bharti, comentou: “A Brazil Potash uniu um conselho consultivo muito impressionante, com ampla profundidade de redes no setor de fertilizantes, no governo do Brasil e na comunidade de investimentos, que contribuirá significativamente para a transição do nosso projeto Autazes pronto para a construção para ser o próximo grande produtor de potássio. Cada membro do conselho consultivo é um líder qualificado com uma forte rede que fornecerá bons conselhos e insights ao nosso conselho de administração internacional, com a maioria tendo presença local no coração da comunidade agrícola do Brasil, Mato Grosso.”
A produção doméstica de potássio no Brasil deve mudar o jogo da segurança alimentar mundial, já que o Brasil é um dos maiores exportadores líquidos de produtos agrícolas do mundo, mas está exposto à medida que o país importa mais de 95% da suas necessidades, embora uma das maiores bacias de potássio do mundo em potencial esteja sendo desenvolvida pela Brasil Potash.
Sobre a Brazil Potash
A Brazil Potash avançou seu projeto de potássio em estágio de desenvolvimento em grande escala para um estado quase pronto para a construção. O Brasil é um dos maiores e mais crescentes consumidores de potássio do mundo, mas importa 98% das suas necessidades a alto custo. Por conseguinte, mais de 1,3 milhão de toneladas de emissões de gases com efeito estufa são geradas desnecessariamente com o transporte marítimo e a produção de potássio em jurisdições com fatores de emissão mais elevados. O corpo do minério de silvanita da Brazil Potash está localizado ao lado de um grande rio no Brasil, e isso viabiliza que a empresa extraia, processe e entregue potássio pelo mesmo custo que os importadores pagam somente pelo transporte. A empresa concluiu um estudo de viabilidade, EISA, e obteve a maioria das licenças necessárias para a construção do projeto.
Para mais informações, contate:
Brasil Potash Relações com Investidores
info@brazilpotash.com
Nota de advertência sobre declarações de previsão
Todas as declarações, exceto declarações de fatos históricos deste press release são consideradas de previsão que se baseiam em razoáveis expectativas, estimativas e previsões da Empresa, válidas até a data deste press release. As palavras “planeja”, “espera” ou “não espera”, “é esperado”, “orçado”, “programado”, “estimativas”, “previsões”, “pretende”, “antecipa” ou “não antecipa”, ou “acredita”, ou variações de tais palavras e frases ou declarações de que certas ações, eventos ou resultados “podem”, “poderiam”, “possam”, “talvez” ou “serão tomadas”, “ocorrem” ou “serão alcançadas”, e expressões semelhantes identificam declarações de previsão. As declarações de previsão incluem, sem limitação, declarações sobre o conselho consultivo da Brazil Potash, as funções e a experiência dos membros do conselho consultivo, o status do projeto da Empresa, a regulamentação governamental e a regulamentação ambiental. As declarações de previsão tomam necessariamente por base uma série de estimativas e conjecturas que, embora consideradas razoáveis pela Empresa na data de tais declarações, estão inerentemente sujeitas a substanciais incertezas e contingências comerciais, econômicas e competitivas. A Empresa se isenta de qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações de previsão, exceto na medida exigida pela lei aplicável. O leitor não deve depositar confiança indevida em uma declaração de previsão.
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.