Pela Primeira Vez no Oriente Médio, Cirurgia Endoscópica Intrauterina no KFSHRC Corrige Defeito da Medula Espinhal em Feto de 26 Semanas
RIADE, Arábia Saudita, July 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research Centre (KFSH&RC) realizou com sucesso uma cirurgia vital em um feto de 26 semanas para corrigir um defeito da medula espinhal. Este procedimento pioneiro, o primeiro deste tipo no Oriente Médio, foi realizado com a cirurgia endoscópica fetal, proporcionando à família uma nova esperança e conforto. Além de melhorar a saúde e o desenvolvimento futuro do bebê a intervenção precoce também reduz a probabilidade de cirurgias complexas após o nascimento. A mãe, que demonstrou notável resiliência e força, recebeu alta com boa saúde e continuará sua gravidez sob cuidadosa supervisão médica.
A equipe médica realizou o procedimento intrauterino para manter o feto no útero pelo restante da gestação, aumentando suas chances de desenvolvimento saudável. A operação envolveu o uso de um endoscópio fetal que fez três pequenas incisões no útero, cada uma com não mais de 2 milímetros, nas costas do feto. O feto foi monitorado por meio de ultrassom durante toda a cirurgia, e o defeito congênito foi reparado com sucesso, garantindo que a medula espinhal está agora totalmente protegida.
Comentando sobre esse sucesso, o Dr. Saud Alshanafey, cirurgião-chefe e diretor do Programa de Diagnóstico e Terapia Fetal, disse: "Essa conquista reflete avanços médicos significativos na cirurgia fetal e destaca o compromisso do KFSHRC em proporcionar os mais altos padrões de cuidados de saúde para aprimorar a qualidade da vida dos fetos e suas famílias no Reino e além." Ele explicou que a abordagem tradicional à espinha bífida envolve a realização de cirurgia na criança após o nascimento para prevenir infecções no sistema nervoso. No entanto, este método pode não prevenir completamente as complicações neurológicas decorrentes da exposição da medula espinhal durante a gravidez.
O Dr. Saud Alshanafey ressaltou que a novidade deste procedimento está no reparo do defeito congênito com um endoscópio fetal minimamente invasivo que faz incisões não maiores que 2 milímetros, evitando a necessidade de abertura do útero, tendo um impacto positivo na saúde da mãe e da gestante.
A espinha bífida é um defeito congênito comum em todo o mundo, afetando 1 em cada 1.000 a 2.000 nascimentos. Isso resulta na exposição da medula espinhal ao líquido amniótico, afetando os nervos dos membros inferiores, bexiga e sistema digestivo inferior, potencialmente acompanhada de hidrocefalia, levando a distúrbios do movimento, disfunções neurológicas e problemas urinários.
A espinha bífida ocorre quando a coluna vertebral e a medula espinhal não se formam adequadamente no feto devido ao fechamento incompleto do tubo neural que é responsável pelo desenvolvimento do cérebro fetal, da medula espinhal e dos tecidos associados durante as primeiras semanas da gravidez.
Vale ressaltar que o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre foi classificado em primeiro lugar no Oriente Médio e África e em 20º lugar em todo o mundo na lista dos 250 melhores Centros Médicos Acadêmicos pelo segundo ano consecutivo e foi reconhecido como a marca de saúde mais valiosa do Reino e do Oriente Médio, de acordo com o ranking Brand Finance de 2024. Além disso, no mesmo ano, ele ficou classificado entre os 250 melhores hospitais do mundo pela prestigiada revista Newsweek.
Para mais informações, contate:
Sr. Essam Al-Zahrani, Diretor Interino de Assuntos de Mídia, 0555254429
Sr. Abdullah Alown, Diretor de Coordenação de Mídia, 0556294232
Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/49a37d58-c384-446d-ae21-4c97c6987144
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.